Trabalho Social

Promover habitabilidade, com o objetivo de estimular o desenvolvimento social e comunitário às famílias beneficiadas com moradia popular, faz parte da política de habitação de interesse social da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (HABITAFOR).

A Portaria nº 21 do Ministério das Cidades, de 22 de janeiro de 2014, assegura o percentual mínimo de 2,5% do valor de investimento do projeto para aplicação do trabalho social. Dos projetos em execução pela HABITAFOR, a Comunidade Maravilha, localizada na Regional IV e o Vila do Mar, na Regional I, recebem intervenções do trabalho social.

O acompanhamento inicia antes de o empreendimento ser concluído. Os técnicos da Coordenadoria de Programas Sociais da Habitafor reúnem as famílias antes do reassentamento e realizam monitoramento pós-moradia, promovendo ações de incentivo à autonomia, gestão participativa e condominial, cursos de capacitação, geração de emprego e renda e também facilitando o acesso às demais políticas e serviços públicos.

Os Planos de Trabalho Social de residenciais que fazem parte do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), em Fortaleza, e já foram entregues – como São Domingos, São Bernardo, Santo Agostinho, Independência I e Monte Líbano – estão em processo de finalização pela Habitafor e avaliação pela Caixa Econômica Federal.

Trabalho Social