Trabalho Social

Promover habitabilidade, com estímulo ao desenvolvimento social e comunitário às famílias beneficiadas com moradia popular, faz parte da política de habitação de interesse social da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (HABITAFOR).

A Portaria nº 21 do então Ministério das Cidades, de 22 de janeiro de 2014, assegura o percentual mínimo de 2,5% do valor de investimento do projeto para aplicação do trabalho social. Dos projetos em execução pela HABITAFOR, destacam-se a Comunidade Maravilha, localizada na Regional IV e o Vila do Mar, na Regional I, que receberam intervenções do trabalho social.

O acompanhamento inicia antes de o empreendimento ou urbanização ser concluídos. Os técnicos da Coordenadoria de Programas Sociais da Habitafor reúnem as famílias antes do reassentamento e realizam monitoramento pós-moradia, promovendo ações de incentivo à autonomia, gestão participativa e condominial, cursos de capacitação, geração de emprego e renda e também facilitando o acesso às demais políticas sociais e serviços públicos.

Entre os Projetos de Trabalho Social de residenciais vinculados ao antigo Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), em Fortaleza, que já foram entregues ou estão em execução destacam-se: São Domingos, Cidade Jardim 2, Alameda das Palmeiras, Heloneida Studart, Alto da Paz, entre outros que estão em processos de licitação ou avaliação pela Caixa Econômica Federal.

trabalho social

Como ação transversal aos eixos desenvolvidos na política habitacional, o trabalho social está presente no antes, durante e pós-entrega dos empreendimentos e das intervenções urbanísticas. Além de gerar conhecimentos acerca de direitos elementares, essas iniciativas também promovem formações voltadas para o convívio social, empreendedorismo, trabalho e renda.

Confira as áreas com atuação do trabalho social em KMZ (2011 a maio 2023)

Confira as áreas com atuação do trabalho social em PDF (2011 a maio 2023)

Confira as áreas com atuação do trabalho social em IMAGEM (2011 a maio 2023)

Trabalho Social